10/09/2009

GRIPE A - Acções de sensibilização CVP Lisboa continuam

No seguimento das acções de sensibilização/informação que a Delegação de Lisboa da CVP, desenvolveu durante o mês de Julho, no âmbito do Plano de contingência para a Gripe A, teve lugar a 6ª acção nas Instalações da Câmara Municipal de Odivelas – Edifício CAELO.

Esta acção contou com a presença da Sra. Vereadora dos Assuntos Sociais e Presidente do CLAS, Dra.Eduarda Barros, e com a Dra. Ana Verde, da Saúde Ambiental e Escolar do Centro de Saúde de Odivelas.

A sessão de abertura esteve a cargo da Arquitecta Manuela Henriques, seguindo-se a apresentação da CVP baseada nas orientações da DGS, OMS e Federação Internacional das Sociedades Nacionais da CV. Foram ainda prestados esclarecimentos, por parte da delegada de Saúde e então aberto um espaço de diálogo para esclarecimento de dúvidas.

O Centro de Saúde de Odivelas já dispõe de um CAG (Centro de Atendimento à Gripe) para o qual devem ser encaminhados todos os casos suspeitos de Gripe A, depois do contacto com a linha 808 24 242 24.Isolar → Resguardar → Avisar (Família e Saúde 24) deverá ser a cadeia de procedimentos em qualquer caso.

No caso das instituições que acolhem temporariamente idosos ou crianças (Centros de Dia, Creches e Infantários) deverá ser efectuada uma triagem rigorosa nas entradas, impedindo os os utentes de entrarem caso apresentem sintomas. “Estas instituições não são hospitais. No caso de encerramento das instituições, este só poderá ser decretado pela Delegada de Saúde e serão analisados caso a caso.”, de acordo com a Delegada de Saúde presente. O encerramento será de 5 dias úteis.

Sem comentários: